Uma NF-e de Remessa para Conserto ou Manutenção é feita da mesma maneira que uma NF-e de venda comum, o que vai mudar vai ser apenas o CFOP, nesse guia você vai ver como emitir essa NF-e da maneira mais simples através do nosso sistema.
1 – Encontre a NF de Compra: Será necessário que você dê entrada da Nota Fiscal de compra da mercadoria que será enviado nessa NF-e de Remessa. Após isso você pode prosseguir para o próximo passo.
2- Gere uma nova NF-e Genérica: Acesse o módulo de notas fiscais e clique para gerar uma nova NF-e Genérica.
3 – Fornecedor e CFOP: Será necessário preencher o fornecedor ao qual essa nota será emitida e o CFOP que será usado nessa NF-e. No caso, o CFOP para Remessa é 5.915 (Quando o fornecedor é do mesmo estado do emitente da NF).
4- Inserindo a NF de Compra: Na tela onde adicionamos os produtos você vai apertar a tecla INSERT do seu teclado para adicionar uma NF de Compra, vai digitar o número dela e o fornecedor, por fim, confirmar os dados.
5 – Verifique a tributação: Os produtos devem estar com a tributação da mesma maneira que na nota de compra, afinal de contas, não será pago nenhum tributo novamente já que essa operação é uma Remessa pra Conserto. Apenas o CFOP que deverá ser alterado, caso o sistema não tenha preenchido 5.915 automaticamente.
Aperte END para fechar a edição dos produtos e vamos para o próximo passo.
6 – Dados adicionais: No campo de dados adicionais não é necessário adicionar nenhuma informação, então pressione a tecla PAGE DOWN.
No campo de transportadora, caso você precise informar alguma, preencha de acordo, caso não, apenas deixe como “O Próprio” e pressione PAGE DOWN novamente para finalizar a nota.
Na tela de parcelas coloque apenas 1 parcela e zero dias de prazo.
Após isso finalize a nota.