Uma nota fiscal complementar serve para suplementar informações e valores de impostos como ICMS, quando ele foi declarado com valor menor ao real na nota emitida. Ou seja, se juntarmos a primeira nota emitida com a nota complementar, como resultado, teremos o valor total correto dos impostos da operação.
Veja abaixo como fazemos esse processo no CASH:
Primeiro devemos conferir se a AlíquotaLC123/06 esta definida corretamente de acordo com os valores que a contabilidade passou antes, para isso acesse o VCASH e consulte os valores em FERRAMENTAS > CONFIGURAÇÃO DE NOTA FISCAL.
Após confirmar essa informação vamos para a emissão da nota de complemento de ICMS com permissão de credito.
Entrando no modulo de Nota Fiscal pressione a tecla INSERT e selecione “Genéria / Complemento ICMS/IP”
Na sequencia selecione o cliente a qual vamos emitir e digite a numeração da nota de referencia que vamos complementar.
No caso desse complemento de ICMS com aproveitamento de credito devemos sempre usar O CSOSN 101 e o ALIQUOTA que foi usado na nota original, já quanto aos produtos podemos agir de 2 formas, sendo, mantendo os produtos específicos ou então colocando um produto genérico, sendo muito importante manter sempre a quantidade igual ao da nota original e os preços zerados. Veja na imagem a seguir um exemplo:
Após arrumar os produto, navegue até o campo AliqLC123 movendo a setas para o lado direito.
Note que o mesmo já possui um valor, para alterar pressione a tecla ENTER, na tela que se abrira digite as informações da Alíquota, a base de calculo e o valor do credito que a contabilidade passou previamente, após isso pressione a tecla ENTER até o final e finalize a NFe.
Veja a baixo como deve ficar a nota e no xml.