Introdução
O novo método de emissão de cupons fiscais que entrará em vigor obrigatoriamente a partir de 01/01/2026 já está operando em nosso sistema e neste guia você aprenderá como utilizar essa nova ferramenta, desde a emissão do cupom, até o seu cancelamento, retransmissão ou inutilização.
IMPORTANTE: Os cupons NFC-e exigem que todos os dados fiscais dos produtos estejam coerentes, ou seja, a sua tributação deve estar correta e tanto o NCM quanto o CEST também devem estar com valores corretos informados. Segue abaixo os campos obrigatórios para que a NFC-e não seja rejeitada no SEFAZ.

Emitindo uma NFC-e
Para emitir uma NFC-e é bem simples, caso você já tenha usado SAT antes, o método é o mesmo, não mudou nada, caso você seja um cliente novo da ESSystem, aqui abaixo está o passo a passo de como realizar a emissão de cupons NFC-e:
OBS: Para emitir NFC-e através do Cash é importante que o CashiDOC esteja sendo executado em segundo plano no seu computador.
- Você vai adicionar os itens da venda normalmente, e finalizar o pedido:

- Feito isso ao confirmar as informações e der ok para gravar o pedido, o sistema irá lhe mostrar as opções de impressora para emitir o cupom dessa venda. Você irá selecionar a opção de NFC-e:

O sistema irá mostrar uma tela para você preencher CPF/CNPJ do cliente, é opcional, caso você queira finalizar sem informar é só apertar Enter e prosseguir até que o cupom seja impresso.

- Geralmente o cupom irá ser impresso por sua impressora térmica, mas caso você use o método de impressão em tela, ele será gerado da seguinte maneira:

Reimprimindo um cupom
Caso você precise realizar a reimpressão de um cupom fiscal, é possível fazer através do caixa.
Vá para a tela de vendas -> Pressione F5 -> preencha no campo Pedido o número do cupom -> Confirme com Enter -> Selecione Sim -> Selecione a impressora NFC-e.


Cancelar Cupom NFC-e
Para cancelar um cupom iremos precisar do número interno dele, para isso precisaremos encontrar no cupom fiscal qual é o número interno dele, ou então podemos buscar no sistema, acessando o relatório de “SAT/NFC-e – ADM Dados“.
Para cancelar esse cupom iremos no caixa, na opção “Cancelamentos Vendas/Recebimentos”. Abaixo estão as imagens de como realizar o cancelamento.
Em ambos o processo será: Acessar “Cancelamento de Venda” -> “Preencher o número interno do cupom 2 vezes” -> “Conferir os dados do cupom” -> “Definir o motivo do cancelamento” -> Confirmar.




Ao confirmar ele deverá mostrar a mensagem confirmando que o cancelamento do cupom foi homologado, mostrando também em seguida o número do cupom que acabou de ser cancelado.


IMPORTANTE: Cupons Fiscais tem uma tolerância de no máximo 30 minutos após sua emissão para que seja realizado seu cancelamento. Após esse período, ao tentar cancelar o cupom a solicitação é recusada, pois eles já foram aprovados e homologados no SEFAZ.
Onde vejo meus cupons NFC-e emitidos?
No VCash, acesse o seguinte caminho: Contas a Receber -> SAT/NFC-e – Adm. Dados -> Preencha os filtros de acordo com o que você procura.

Você pode selecionar o período de emissão (data e horário), o tipo de cupom, a situação (aprovados ou cancelados/pagos ou em aberto), pode filtrar por numeração, cliente, forma de pagamento, lojas, tipo de venda, vendedor e até o número do caixa, entre outras opções de filtro.

Repare que ao filtrar todos, até os cupons rejeitados aparecem, mas você pode filtrar apenas os autorizados.

Nessa janela você poderá acessar, através das janelas na parte superior da tela, as informações de Produtos, Formas de Pagamento e Dados Adicionais de cada cupom individualmente. Basta selecionar o cupom que deseja e navegar pelas janelas para ver as informações de cada cupom.
Nos exemplos eu acesso as informações de produtos e formas de pagamento do cupom 0029 (cód. interno) que é uma NFC-e, no caso o código desse cupom NFC-e é 10019, podemos ver através da coluna “Número SAT“.



NFC-e Pendente: Como ocorre, onde verificar e como resolver
Uma NFC-e fica pendente quando emitida sem rede, ou com instabilidade na mesma, ou quando algum produto contido nesse cupom tem alguma tributação inválida ou NCM inválido.
Para resolver uma NFC-e inválida nós precisamos corrigir o dado que está errado e retransmitir, e em caso de instabilidade ou falta de rede é necessário resolver essa questão antes de retransmitir.
Quando uma NFC-e for emitida em contingência por falta/instabilidade de rede, as seguintes mensagens irão aparecer:
No cupom (Caso seu cupom seja impresso no formato em tela):

Mensagem após fechar a venda:

Em casos onde o NCM do produto está errado aparecerá a seguinte mensagem:
Caso o NCM tenha sido alterado manualmente no momento da venda com um valor inválido:

Em suas primeiras vendas, quando o cadastro do produto possuir um NCM inválido o sistema irá aprovar a venda, porém ficará um aviso para que seja corrigido, caso não seja, em breve o sistema irá começar a rejeitar os cupons e coloca-los em pendência.
Aparecerá essa mensagem:

Como encontrar cupons NFC-e pendentes
No VCash, ao entrar você verá um botão escrito “Verificar NFC-e Pendente“, clicando nele o sistema irá mostrar todos os cupons que estiverem com pendência de envio. Cupons pendentes são: Emitidos em contingência ou rejeitados.

Ao clicar nesse botão aparecerá a seguinte tela:

Nesta tela você pode: Retransmitir, inutilizar e buscar retorno dos cupons que foram rejeitados ou emitidos em contingência.
Retransmitindo um cupom NFC-e
Para realizar a retransmissão de um cupom NFC-e basta acessar a aba dos NFC-e Pendentes e clicar no pedido que deseja reenviar, feito isso você vai seguir o seguinte caminho: SAT/NFC-e -> Retransmite NFC-e Rejeitada.

Selecione a impressora NFC-e para realizar essa operação!!
Caso a NFC-e esteja corrigida e seja aprovada ele retornará uma mensagem avisando, na sequência entrará a opção de imprimir o cupom, você pode marcar sim ou não.
ATENÇÃO: Cupons NFC-e pendentes não devem ser retransmitidos caso o mês já tenha virado, pois ao serem retransmitidos sairão com a data de emissão referente ao mês de retransmissão, causando divergência nos fechamentos do mês e gerando possíveis complicações fiscais no futuro.
Vamos supor que o cupom nº350 no seu sistema foi emitido dia 10/08, porém foi rejeitado no SEFAZ, ficando pendente. Ao virar o mês, o escritório irá te pedir para enviar os arquivos do mês que acabou de fechar. Se você não retransmitiu esse cupom nº350 ainda no mês de agosto, você não deve retransmitir ele no mês de setembro, você precisará inutilizá-lo. Caso você faça esse reenvio dele no mês seguinte, ao invés de sair com a data de agosto, será considerado que ele foi emitido em setembro e isso além de gerar diferença nos relatórios pode gerar complicações fiscais no futuro.
Porque pode ser que em setembro você já esteja na numeração de cupom 400 e aí do nada surge um cupom nº350 avulso, quebrando essa sequência, podendo causar algum tipo de fiscalização por conta dessa quebra de sequência.
Então o recomendado é que sempre seja feita o reenvio/retransmissão do cupom pendente no mesmo mês em que ele foi gerado. Caso o mês tenha virado e não foi feito o reenvio dele, faça a inutilização.
Buscar Retorno de uma NFC-e
Caso queira confirmar o status de algum cupom no SEFAZ você pode Buscar Retorno dele para saber se está realmente aprovado, cancelado, inutilizado ou pendente.
Para fazer isso você deve selecionar o cupom e ir no seguinte caminho: SAT/NFC-e -> Buscar Retorno NFC-e

Caso esteja aprovado ele irá retornar essa mensagem:

Caso esteja pendente retornará essa mensagem:

Inutilizar uma NFC-e
Em alguns casos nós precisamos inutilizar uma NFC-e, geralmente quando ela é rejeitada e não foi possível corrigir para aprovar, mas em alguns casos uma numeração é pulada e aí precisamos inutilizar o número que foi pulado.
Para realizar esse processo nós temos duas maneiras de fazer:
- Inutilizar o cupom individualmente
- Inutilizar por faixa de numeração
Para cancelar por faixa devemos acessar: SAT/NFC-e -> Inutilizar NFC-e Por Faixa

E definir a numeração inicial e final que será inutilizada e a série da NFC-e, por fim colocamos o motivo.

Para realizar a inutilização de um cupom individualmente devemos: Clicar com o botão direito sobre o cupom e selecionar Inutilizar NFC-e. Devemos também informar o motivo ao final.

Se quiser ver todos os cupons que foram inutilizados, você pode acessar o seguinte link: Consulta Inutilização
Esse link te leva ao site da Fazenda e lá vão constar os cupons inutilizados no seu CNPJ, então você consegue verificar se o cupom que você acabou de inutilizar já foi enviado para o governo.
Ao entrar você informa o seu CNPJ e o ano da emissão do cupom.
Consultando cupons NFC-e no site da Fazenda
Caso você queira consultar um cupom no site do governo, você pode acessar o site da Fazenda, preencher a chave de acesso do cupom que deseja consulta e confirmar a caixinha escrito “Não sou um robô“.
Feito isso você terá acesso as informações completas do cupom.