NFC-e Pendente: Como ocorre, onde verificar e como resolver?

Neste guia você verá o que são as NFC-e pendentes e como resolver quando acontecerem no seu sistema.

Uma NFC-e fica pendente quando emitida dentro das seguintes situações:

  • Emitida sem rede, ou com instabilidade na mesma;
  • Algum produto contido nesse cupom tem alguma tributação inválida ou NCM/CEST inválido.

Portanto é de extrema importância que seus produtos estejam cadastrados corretamente, com a tributação correta e NCM/CEST corretos. Você pode entrar em contato com seu escritório para que possam te auxiliar a corrigir essas informações caso necessário.

Para resolver uma NFC-e inválida nós precisamos corrigir o dado que está errado e retransmitir, pode ser o CST, CSOSN ou até o campo de Tributação. Pode ser o NCM que está inválido ou o CEST também, mas independentemente de qual desses campos estiver inválido, terá que ser corrigido para que o cupom seja aceito pelo SEFAZ.

Em caso de instabilidade ou falta de rede é necessário resolver os problemas de rede para que o sistema faça a retransmissão do cupom automaticamente.

Quando uma NFC-e for emitida em contingência por falta/instabilidade de rede, as seguintes mensagens irão aparecer:

No cupom (Caso seu cupom seja impresso no formato em tela):

 

Mensagem após fechar a venda:

 

Em casos onde o NCM do produto está errado aparecerá a seguinte mensagem:

 

Em suas primeiras vendas, quando o cadastro do produto possuir um NCM inválido o sistema irá aprovar a venda, porém ficará um aviso para que seja corrigido, caso não seja, em breve o sistema irá começar a rejeitar os cupons e coloca-los em pendência.

Aparecerá essa mensagem:

 

Como encontrar cupons NFC-e pendentes

Quando alguma NFC-e ficar pendente no seu sistema, o botão “Verificar NFC-e Pendente” ficará visível.

Clicando nele o sistema irá mostrar todos os cupons que estiverem com pendência de envio. Cupons pendentes são: Emitidos em contingência ou rejeitados.

 

Ao clicar nesse botão aparecerá a seguinte tela:

Nesta tela você pode: Retransmitir, inutilizar e buscar retorno dos cupons que foram rejeitados ou emitidos em contingência.

 

Retransmitindo um cupom NFC-e

Para realizar a retransmissão de um cupom NFC-e basta acessar a aba dos NFC-e Pendentes e clicar no pedido que deseja reenviar, feito isso você vai seguir o seguinte caminho: SAT/NFC-e -> Retransmite NFC-e Rejeitada.

Selecione a impressora NFC-e para realizar essa operação!!

Caso a NFC-e esteja corrigida e seja aprovada ele retornará uma mensagem avisando, na sequência entrará a opção de imprimir o cupom, você pode marcar sim ou não.

ATENÇÃO: Cupons NFC-e pendentes não devem ser retransmitidos caso o mês já tenha virado, pois ao serem retransmitidos sairão com a data de emissão referente ao mês de retransmissão, causando divergência nos fechamentos do mês e gerando possíveis complicações fiscais no futuro.

Vamos supor que o cupom nº350 no seu sistema foi emitido dia 10/08, porém foi rejeitado no SEFAZ, ficando pendente. Ao virar o mês, o escritório irá te pedir para enviar os arquivos do mês que acabou de fechar. Se você não retransmitiu esse cupom nº350 ainda no mês de agosto, você não deve retransmitir ele no mês de setembro, você precisará inutilizá-lo. Caso você faça esse reenvio dele no mês seguinte, ao invés de sair com a data de agosto, será considerado que ele foi emitido em setembro e isso além de gerar diferença nos relatórios pode gerar complicações fiscais no futuro.

Porque pode ser que em setembro você já esteja na numeração de cupom 400 e aí do nada surge um cupom nº350 avulso, quebrando essa sequência, podendo causar algum tipo de fiscalização por conta dessa quebra de sequência.

Então o recomendado é que sempre seja feita o reenvio/retransmissão do cupom pendente no mesmo mês em que ele foi gerado. Caso o mês tenha virado e não foi feito o reenvio dele, faça a inutilização.

 

Buscar Retorno de uma NFC-e

Caso queira confirmar o status de algum cupom no SEFAZ você pode Buscar Retorno dele para saber se está realmente aprovado, cancelado, inutilizado ou pendente.

Para fazer isso você deve selecionar o cupom e ir no seguinte caminho: SAT/NFC-e -> Buscar Retorno NFC-e.

 

Caso esteja aprovado ele irá retornar essa mensagem:

 

Caso esteja pendente retornará essa mensagem:

 

Inutilizar uma NFC-e

Em alguns casos nós precisamos inutilizar uma NFC-e, geralmente quando ela é rejeitada e não foi possível corrigir para aprovar, mas em alguns casos uma numeração é pulada e aí precisamos inutilizar o número que foi pulado.

Para realizar esse processo nós temos duas maneiras de fazer:

  • Inutilizar o cupom individualmente
  • Inutilizar por faixa de numeração

Para cancelar por faixa devemos acessar: SAT/NFC-e -> Inutilizar NFC-e Por Faixa

 

E definir a numeração inicial e final que será inutilizada e a série da NFC-e, por fim colocamos o motivo.

 

Para realizar a inutilização de um cupom individualmente devemos: Clicar com o botão direito sobre o cupom e selecionar Inutilizar NFC-e. Devemos também informar o motivo ao final.

 

Se quiser ver todos os cupons que foram inutilizados, você pode acessar o seguinte link: Consulta Inutilização

Esse link te leva ao site da Fazenda e lá vão constar os cupons inutilizados no seu CNPJ, então você consegue verificar se o cupom que você acabou de inutilizar já foi enviado para o governo.

Ao entrar você informa o seu CNPJ e o ano da emissão do cupom.

 

Consultando cupons NFC-e Emitidos no site da Fazenda

Caso você queira consultar um cupom no site do governo, você pode acessar o site da Fazenda, clicando nesse link: Consulta NFCe, preencher a chave de acesso do cupom que deseja consulta e confirmar a caixinha escrito “Não sou um robô“.

Feito isso você terá acesso as informações completas do cupom.

NÃO ACHOU OQUE PRECISAVA?

TENTE ALGUM DESSES

Onde encontrar os NFC-e Emitidos?

Onde vejo meus cupons NFC-e emitidos? Neste guia passo a passo você verá onde ficam armazenados os seus NFC-e emitidos, como visualizar as informações deles,

Leia Mais

SAC – Reforma Tributária

Nesse post iremos entender como vai funcionar a Reforma Tributária que vai entrar em vigor em 2026. O que vai mudar? Quais serão os novos

Leia Mais