Rejeição 206 NF-e

    Rejeição 206: NF-e já está inutilizada na Base de dados da SEFAZ – Como resolver?

O que é uma NF-e Inutilizada?

               Inutilizar uma NFe significa informar ao governo que uma determinada numeração não foi utilizada (Exemplo você possui a NF-e Nº 123 e 125, nesse caso é necessário Inutilizar a NF-e Nº 124). Isso pode acontecer em algumas situações:

               Quando uma NFe não foi aprovada por algum motivo e ficou pendente no sistema e você não resolveu a questão. Nesse caso você não pode mais excluir a NFe porque haverão outras NFes já emitidas. A forma de você resolver esse “buraco” na numeração é inutilizando essa NFe. Existe também a possibilidade da internet estar com oscilação na conexão, fazendo com que a mesma não seja aprovada.

Como resolver quando aparecer a Rejeição 206 – A causa:
               Quando emitida uma NF-e com uma numeração que já foi inutilizada, será retornado a rejeição “206 – NF-e já está inutilizada na Base de dados da SEFAZ”.

Exemplo:

               Foi reutilizada a numeração, sendo que a mesma já havia sido inutilizada na emissão de uma NF-e. Nessa situação, a NF-e será rejeitada pelo motivo 206.

               Com isso a NF-e irá ficar com o Status 102 – Inutilizada não sendo possível a utilização da mesma.

Resolução:
               Não é possível reutilizar uma numeração inutilizada. Deve-se, nessa situação, emitir a NF-e com uma nova numeração, ainda não utilizada.

O que fazer quando tem um NF-e que está “Faltando”?

               Outra possibilidade que geralmente acontece, é com o envio das NF-e emitidas em um determinado mês para o escritório contábil, no caso quando irá fazer o envio irá aparecer uma mensagem pedindo pra você inutilizar a “numeração faltando”.

       Para resolver esse problema é só entrar Menu NFe > Inutiliza NF

Digite o numero da NFe que está faltando, e coloque o motivo da sua inutilização, clique em Confirmar:

NÃO ACHOU OQUE PRECISAVA?

TENTE ALGUM DESSES

SAC – Reforma Tributária

Nesse post iremos entender como vai funcionar a Reforma Tributária que vai entrar em vigor em 2026. O que vai mudar? Quais serão os novos

Leia Mais

Guia Completo NFC-e (VCash)

Introdução O novo método de emissão de cupons fiscais que entrará em vigor obrigatoriamente a partir de 01/01/2026 já está operando em nosso sistema e

Leia Mais